Salmo 23

  1. O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.
  2. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
  3. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
  4. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
  5. Preparas uma mesa perante a mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
  6. Certamente que a bondade e a misericórdia divina me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Vídeo para ouvir o Salmos 23

Estudo sobre a oração

O Salmo 23 é um dos capítulos mais populares do livro dos Salmos. Sua mensagem é muito forte e assegura-nos que nunca estamos sós, afinal, o “Pastor” está sempre conosco e nada nos faltará. Na verdade, o Pastor é o tema central, existem várias referências a Ele enquanto vamos lendo a oração: “Ele me faz repousar… Ele me conduz… Ele me guia… Tu estás comigo… sua vara e o seu cajado me protegem… eu habitarei na casa do Senhor por longos dias”.

Em minha interpretação podemos separar o Salmo 23 em três pilares. Primeiramente contém uma mensagem de crença profunda em Deus Pai: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará” (v. 1), ou seja, qualquer desafio ou dificuldade que enfrentamos, a resposta sempre é encontrada no Senhor.

Em segundo lugar, o salmo afirma que nunca andamos perdidos e abandonados: “Mesmo quando andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo” (v. 4). Por outras palavras, não importa o tamanho do desafio que temos pela frente, não precisamos ter medo, pois Deus está sempre acompanhando nossos passos. Mesmo que andemos por um vale de trevas o Pastor vai conosco!

E, por último, o salmo afirma que não enfrentamos o futuro sem presença Dele: “Habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.” (v. 6). Aqui há uma promessa de eternidade na presença de Deus. Resumindo:

1. Não passamos por necessidades que o Pastor não possa satisfazer.
2. Não andamos por vales que o Pastor não nos siga.
3. Não enfrentaremos o futuro sem a presença do Pastor.

Não admira que Davi tenha escrito: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.”

<< Consultar todos os Salmos

Salmo 23
5 estrelas (100%) 3 votos neste Salmo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *